terça-feira, 4 de agosto de 2009

Bendito seja o ofício do meu coração




" Nem a loucura do amor,
da maconha, do pó, do tabaco e do álcool,
vale a loucura do ator
quando abre-se em flor,
sob as luzes do palco
bastidores, camarins, coxias e cortinas
São outras tantas pupilas, pálpebras e retinas.
Nem uma doce oração,nem sermão,nem comício.
à direita ou à esquerda
fala mais ao coração do que a voz de um colega
que sussurra “merda”.
Noite de estréia,tensão,
medo, deslumbramento,feitiço e magia
tudo é uma grande explosão
mas parece que não, qdo é o segundo dia
Já se disse,não foi uma vez,nem três,nem quatro
não há gente como a gente, gente de teatro
gente que sabe fazer a beleza vencer
para além de toda a perda.
Gente que pode inverter
para sempre
o sentido da palavra merda.
Merda para você, desejo merda
Merda para você também
Diga merda e tudo bem
Merda toda noite, sempre, amém! "

(Caetano Veloso)



Adorei essa expressão: gente de teatro!
É isso mesmo que eu sou, e com muito orgulho!
Orgulho de ser quem sou e quem mais puder, orgulho de fazer rir, chorar, emocionar...
Orgulho de fazer parte da arte mais pura, sem ganância ou poder, do modo mais simples, da magia de ver abrindo cortinas, luzes baixas, foco, procênio e coxia...ou as vezes simplesmente uma plateia! De crianças, jovens, idosos, seja quem for! Só peço que eles estejam sempre lá.
Tudo o que você tem que fazer é dar tudo de si, encantá-los, cativá-los e assim tu te tornarás esternamete responsável por teu ofício, tua paixão...

"Bendito seja o ofício do meu coração,
Bendita seja a missão do meu trabalho."
Como já me disse um grande mestre...


Dedico essa pequena e simples declaração de amor a todos os meus companheiros de teatro, todos os meus grandes irmãos da minha família Neac!
E a todos que um dia virão!


Créditos do texto: Juuu, mto obrigada!!! adorei!



Nick* Fabrini


3 comentários:

  1. "Olho-me ao espelho
    E faço um compasso
    Passo a mão pelo cabelo
    Componho o laço.

    Sinto subir o nervoso,
    Tenho as pernas a tremer,
    Eu o Rei Lear, vigoroso,
    É algo que nunca vou vencer.

    Empunho a espada,
    Não pode falhar nada,
    Componho o meu fato.

    Faço estalar os dedos,
    Tenho de afastar os medos.
    Sou um artista de teatro."

    Que cada sorriso seu seja uma obra teatral...
    Nao tema... apenas sinta.
    Seu destino ja está traçado nos palcos da vida.

    Te amo.

    ResponderExcluir
  2. tinha visto esse tal de "merda" naquela minisérie som e fúria...
    mto bacana seu blog Nick!! =)

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaiii... Amei!!
    É uma emoção muito grande, né? E o mais interessante disso tudo é que por alguns instantes a gente esquece de toda a nossa vida e se transforma em outro alguém!
    No palco o ator não tem dor, nem problemas, nem tristeza... Só tem o seu personagem e os sentimentos não são dele, e sim do personagem! É tudo de bom!
    ...
    Frase pra encerrar: "Do que a terra Margaridaaaaa..." Hehehe...
    ...
    Te adoro, Nick!
    Bjão!!
    Sammy

    ResponderExcluir